O câncer da mama é o tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres no mundo. Em 2018 são esperados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil (INCA, 2018). De acordo com o Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) em 2015 o número de mortes por câncer de mama foi de 15.593, sendo 190 homens e 15.403 mulheres (SIM, 2015).

O câncer de mama é considerado um importante problema de saúde pública no Brasil, porque a mulher que passa pela cirurgia de retirada do câncer de mama (mastectomia) e pelo o esvaziamento dos gânglios linfáticos adjacentes pode apresentar complicações como: dores, linfedema, aderências, alterações posturais, diminuição da amplitude de movimento (ADM) e da força muscular do membro superior homolateral, que compromete suas atividades de vida cotidiana (Baraúna, 2004).

No entanto crescentes evidências científicas sugerem que a prática de atividade física e exercício podem influenciar tanto na prevenção contra o câncer de mama, quanto na recuperação após a retirada do mesmo (Ligibel, 2008). Portanto, é de extrema importância que a reabilitação física após o procedimento seja realizada o mais breve possível, a fim de evitar que esses comprometimentos se agravem, devolvendo a independência física e funcional assim como a qualidade de vida e o bem-estar (Gutiérrez, 2007).

Fernando Morais
Embaixador da Qualidade em Atividade Física, Exercício e Saúde
Personal Fitness Trainer certificado pela IFBB
CREF. 092883-G/SP