Em um estudo coorte retrospectivo foi encontrado uma redução do risco de depressão e mortalidade cardiovascular associada à aptidão cardiorrespiratória na meia idade em idosos.

Os dados foram coletados de 17.808 participantes inscritos no Estudo Longitudinal do Centro Cooper em Dallas, que participaram da avaliação de meia-idade.

Os resultados da pesquisa apontaram que altos níveis de aptidão física para a meia idade foram associados com um risco de 16% menor de depressão e um risco de 61% menor de morte por doença cardiovascular em adultos com mais de 65 anos.

Estes resultados sugerem a importância da aptidão física na prevenção primária de doenças cardíacas e mortalidade por doenças cardiovasculares associadas em idosos. A presente pesquisa apoia ainda mais a necessidade crítica de profissionais de saúde em considerar aptidão física e atividade física como parte do cuidado preventivo geral para promover o envelhecimento saudável. Os autores destacam que os benefícios da prática de estilo de vida da meia idade acrescentarão e se estenderão por muitos anos depois da idade avançada.

A aptidão física é um fator de risco modificável simples, com o potencial para reduzir o risco de depressão, doenças cardiovasculares e mortalidade.

Fernando Morais
Embaixador da Qualidade em Atividade Física, Exercício e Saúde
Personal Fitness Trainer certificado pela IFBB
CREF. 092883-G/SP