Levantar pesos por menos de uma hora por semana pode reduzir seu risco de ataque cardíaco ou derrame em 40% a 70%, de acordo com o novo estudo da Iowa State University publicado na Revista Medicine and Science in Sports and Exercise. No entanto gastar mais de uma hora na sala de musculação não gerou nenhum benefício adicional.

De modo geral as pessoas pensam que precisam gastar muito tempo levantando pesos na sala de musculação, mas de acordo com a pesquisa apenas duas séries de supino ou agachamento que levam menos de 5 minutos já são eficazes para a redução dos fatores de risco para se desenvolver doenças cardiovasculares.

O estudo contou com a participação de 12.591 pessoas com idade média de 47 anos do Estudo Longitudinal do Centro de Aeróbica que receberam pelo menos dois exames clínicos entre 1987 a 2006. O exercício resistido foi avaliado por meio de um questionário de histórico médico autorreferido.

Os pesquisadores analisaram três desfechos de saúde: 1) eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, que não resultaram em morte; 2) todos os eventos cardiovasculares incluindo morte e 3) qualquer tipo de morte.

Os resultados mostraram que o exercício de resistência reduziu os fatores de risco para os três desfechos. Os pesquisadores ainda analisaram a relação entre exercício resistido e o exercício aeróbico na prevenção de doenças cardiovasculares e identificaram que os benefícios do treinamento de força são independentes dos exercícios aeróbicos como corrida, caminhada ou outras atividades aeróbicas. Em outras palavras, você não precisa cumprir as diretrizes recomendadas para atividades físicas aeróbicas para diminuir seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares, a musculação sozinha é suficiente.

Outros benefícios do treinamento de força

Grande parte da pesquisa sobre treinamento de força tem se concentrado na saúde óssea, função física e qualidade de vida em idosos. Quando se trata de reduzir o risco de doença cardiovascular, a maioria das pessoas pensa em correr ou fazer outra atividade cardiovascular, no entanto o “levantamento de peso” é tão bom quanto para o seu coração, e ainda há outros benefícios.

Usando o mesmo conjunto de dados, os pesquisadores analisaram a relação entre exercícios resistidos e diabetes, bem como colesterol alto. Os dois estudos foram publicados na Mayo Clinic Proceedings e encontraram que o exercício resistido reduziu o risco para ambos.

Menos de uma hora de exercício resistido semanal se comparado com nenhum exercício resistido foi associado com um risco 29% menor de desenvolver síndrome metabólica, o que aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes. O risco de ter colesterol alto foi 32% menor. Os resultados de ambos os estudos também foram independentes do exercício aeróbico.

De modo geral os músculos são uma usina de energia para queimar calorias. Os músculos ajudam a mover as articulações e os ossos, mas também traz benefícios metabólicos que não tem sido tão bem aproveitado pelos profissionais da saúde e esporte. Se você construir massa muscular, mesmo que não seja aerobicamente ativo, você queimará mais energia porque tem mais músculos e isso também ajuda a prevenir a obesidade e ainda proporciona benefícios a longo prazo em vários desfechos de saúde.

Barreiras ao treinamento de resistência

Os pesquisadores reconhecem que, ao contrário dos exercícios aeróbicos, o exercício de resistência não é tão fácil de incorporar em nossa rotina diária. As pessoas podem se mover mais andando ou pedalando até o trabalho, escola ou atividades diárias, mas há poucas atividades naturais associadas ao “levantamento de pesos”. E enquanto as pessoas podem ter uma esteira ou bicicleta ergométrica em casa, elas provavelmente não têm acesso a uma variedade de aparelhos de musculação.

Por estas e outras razões que uma associação em um clube esportivo, academia, centro de treinamento ou Studio de Personal Training pode ser benéfica. Porque não só oferece mais opções para o exercício de resistência como também para os exercícios aeróbicos de forma orientada por um Profissional da Educação Física evitando-se dessa forma possíveis lesões ocasionadas devido a erros posturais e execuções inadequadas durante os movimentos dos exercícios.

Fernando Morais
Embaixador da Qualidade em Atividade Física, Exercício e Saúde
Personal Fitness Trainer certificado pela IFBB
CREF. 092883-G/SP

Referências

  • Liu, Yanghui; Lee, Duck-chul; Li, Yehua; Zhu, Weicheng; Zhang, Riquan; Sui, Xuemei; Lavie, Carl J.; Blair, Steven N. Associations of Resistance Exercise with Cardiovascular Disease Morbidity and Mortality. Medicine & Science in Sports & Exercise: October 29, 2018 – Volume Publish Ahead of Print – Issue – p doi: 10.1249/MSS.0000000000001822;

  • Bakker E.A., Lee D.-C., Sui X., Artero E.G., Ruiz J.R., Eijsvogels T.M.H., Lavie C.J., Blair S.N. Association of Resistance Exercise, Independent of and Combined With Aerobic Exercise, With the Incidence of Metabolic Syndrome. Mayo Clinic Proceedings, 92 (8) , pp. 1214-1222, 2017;

  • Bakker E.A., Lee D.-C., Sui X., Eijsvogels T.M.H., Ortega F.B., Lee I.-M., Lavie C.J., Blair S.N. Association of Resistance Exercise With the Incidence of Hypercholesterolemia in Men. Mayo Clinic Proceedings, 93 (4) , pp. 419-428, 2018.