A Síndrome Metabólica são um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam em uma pessoa e aumentam suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, sendo conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o seu surgimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física. O diagnóstico ocorre quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes.

Os fatores de risco são:

Ter três ou mais dos fatores acima é um sinal da presença da resistência insulínica. Esta resistência significa que mais insulina do que a quantidade normal está sendo necessária para manter o organismo funcionando e a glicose em níveis normais.

Quem Tem Risco de Desenvolver a Síndrome?

Para a maior parte da população o desenvolvimento da síndrome aumenta com o envelhecimento. O risco aumenta se a pessoa tem uma vida sedentária, sem atividade física e se tem:

  • Aumento do peso, principalmente na região abdominal (circunferência do Abdômen);

  • Histórico de diabetes na família;

  • Níveis elevados de gordura no sangue;

  • Pressão alta.

A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sente-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes.

Quais são as formas de tratamento?

O aumento da atividade física e a perda de peso são as melhores formas de tratamento, mas, no entanto pode ser necessário o uso de medicamentos para tratar os fatores de risco. Entre eles estão os chamados “sensibilizadores da insulina”, que ajudam reduzir os níveis de açúcar no sangue, os medicamentos para hipertensão e os que diminuem os níveis de gordura no sangue.

Para identificar se seu organismo possui alguns dos fatores, descritos acima, procure um profissional da saúde. Aqui no Studio Personal Fitness for Health fazemos uma Avaliação Física e dos componentes da saúde que mensura todos os itens que compõem a síndrome metabólica. Outro profissional é o endocrinologista que é o especialista em hormônios e metabolismo, que pode fazer o diagnóstico, tratamento e acompanhamento mais adequado se você tiver a síndrome.

O Que Fazer com Essas Informações?

Lembre-se, procure um nutricionista para auxiliá-lo na redução do peso e de percentual de gordura, um profissional de Educação Física auxiliá-lo na prática de atividade física e exercício e não se esqueça dos acompanhamentos médicos do endocrinologista e cardiologista. Essas são as melhores formas de prevenir e tratar a Síndrome Metabólica. Detectar o problema pode reduzir o aparecimento de futuras doenças cardíacas. Além disso, você terá tempo de mudar seu estilo de vida, evitando o desenvolvimento de diversas complicações.

Fernando Morais
Embaixador da Qualidade em Atividade Física, Exercício e Saúde
Personal Fitness Trainer certificado pela IFBB
CREF. 092883-G/SP